O Projeto

O PROJETO

Uma oportunidade de integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros.

O projeto Vai Turismo - Rumo ao Futuro é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo principalmente após o impacto da pandemia.

O processo será participativo, inclui a elaboração de estudos preliminares e de benchmarking, e a realização de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, considerando as características regionais.

As pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável desse setor, tão importante para a economia do País.

Formular orientação ao poder executivo de cada estado e nacional sobre estratégias, necessidades e políticas públicas mais consistentes para o turismo.
Também é sobre um Brasil melhor!

Aspectos norteadores serão considerados no encaminhamento das propostas:

• Diretrizes para elaboração e condução de políticas públicas para turismo de modo estruturante no médio e longo prazos para contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil, principalmente após o impacto da pandemia.
• Ações para curto prazo (4 anos).
• Valorização de cada região e do Brasil como diferenciais competitivos.
• Incorporação de análise crítica e comparativa do cenário atual com as melhores práticas a serem perseguidas, fundamentadas no diagnóstico.
• Visão de que o turismo deve beneficiar as regiões onde é desenvolvido.
• Qualificação de pessoas, empreendimentos e destinos como questões centrais para o desenvolvimento da atividade de forma segura.
• Valorização e incentivo à participação de negócios que promovam impacto socioambiental positivo.
• Importância de políticas públicas que reconheçam a importância do turismo como atividade econômica, e que sejam objetivas e viáveis.
• Busca pela convergência de interesses dos diversos setores que compõem o turismo.
• Importância de uma abordagem integrada do turismo, evitando sobreposições e/ou lacunas nas políticas públicas, alinhada às boas práticas internacionais e aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS).

• Perfil de cada região brasileira;
• Necessidades, oportunidades e pontos críticos em cada UF;
• Tendências do turismo;
• Visão estratégica, diretrizes e ações prioritárias de curto prazo nacionais (4 anos);
• Diretrizes e ações prioritárias em cada UF para o curto prazo (4 anos).

Strategia Consultoria Turística: fundada em 1993 por especialistas da área de turismo e hospitalidade, preocupados com a profissionalização do setor e com o planejamento público e privado, é orientada para a gestão eficiente e o desenvolvimento sustentável de territórios. Seu objetivo é indicar soluções para aperfeiçoar atividades relacionadas a essas áreas, por meio de uma equipe multidisciplinar de consultores capacitados.

GKS Inteligência Territorial: uma empresa com propósito, que busca inspirar e ser inspirada por referências realizadoras, e conciliar a experiência de 23 anos de atuação com a energia de uma startup social. Seu ponto de partida é o reconhecimento da singularidade de cada ambiente, trabalhando apoiados em metodologias ágeis, colaborativas, com resultados comprovados, buscando inovações permanentes e a convergência de interesses dos stakeholders.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro e tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo, desta forma, aos interesses nacionais.


O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comercio e promover o crescimento do Brasil através da geração de empregos e divisas para o País.

Para estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento do turismo, a CNC conta com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).